William Baglione, 1976
São Paulo_Brasil 

MY SECRET IS TO PUT CINNAMON

IN MEATBALLS

” 

Sobre: Fundador do coletivo de artistas Famiglia (2005 - 2012), William Baglione administrou a carreira de oito proeminentes artistas em exposições, obras para colecionadores e trabalhos publicitários, dentro e fora do país. Foi responsável por exposições feitas em museus, centros culturais e galerias de Los Angeles, Miami, Nova York, São Francisco, Las Vegas, Tóquio, Roma, Modena, Brighton, Noruega, Madrid, Barcelona e Moscou.

Foi curador da edição dedicada à arte brasileira da revista Juxtapoz, a bíblia da cultura urbana nos Estados Unidos. Também foi curador de eventos realizados pela Embaixada do Brasil em Moscou e em Londres, levando artistas brasileiros para representar o país nas capitais. No início de 2013, William Baglione foi co-curador da exposição SOS Racisme, com cunho beneficente, realizada no Palais de Tokyo, em Paris.

Entre os anos de 2013 e 2014 prestou consultoria para o documentário South American Cho-Low em conjunto com a jornalista norte americano Phuong-Cac. O Documentário rodou alguns dos principais festivais nos Estados Unidos e figurou em matéria especial sobre o tema no jornal New York Times.

Em Maio de 2017 assumiu a curadoria do projeto Street River em Belém do Pará levando arte , água potável e energia solar para os povos ribeirinhos. O Documentário realizado a partir desta primeira curadoria foi transmitido de forma inédita durante a realização do maior festival de Street Art do Leste Europeu, Vulica Brazil na BieloRussia, organizado pela Embaixada Brasileira local.

Além do trabalho realizado no âmbito da curadoria, Baglione é fotógrafo com trabalhos autorais expostos em cidades da França, New York, Roma, Rio de Janeiro, Porto Alegre e em São Paulo.

Retrotopias - Ed. Magdalena Laura/São Paulo-Brazil

setembro de 2018

Co-curadoria de ocupação artística em prédio no centro da cidade, aberto durante a 33ª Bienal de São Paulo.

Street River - Ilha do Combú / Belém do Pará

maio de 2017

Curadoria artística do projeto com ação beneficente contemplando a ida de 10 artistas nacionais e internacionais para pintar as casas de famílias ribeirinhas e doação de filtros de água e placas de energia solar.
Coprodução de documentário sobre o tema.

Sos Racism - Special Brazilian Artists - Palais de Tokyo / Paris - France

fevereiro de 2013

Co-curadoria na produção e seleção de artista brasileiros para leilão beneficente do projeto SOS Racism na França.

Juxtapoz Magazine Issue 102 - Brazilian Edition - USA

junho de 2009

Curadoria editorial da revista norte-americana Juxtapoz, considerada a revista mais importante de arte e cultura urbana.
Eleita pelo público como a melhor edição em 25 anos de publicação.